Termina nesta terça (10) o prazo para garantir desconto de 15% no IPVA 2026
Os donos de veículos emplacados na Bahia devem ficar atentos. Termina nesta terça (10), o prazo para aproveitar o desconto de 15% no pagamento antecipado do IPVA 2026. O benefício, um dos maiores concedidos no país, é válido exclusivamente para pagamento à vista.
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), o pagamento pode ser feito de forma simples e rápida pela plataforma ba.gov.br, ou ainda nos caixas eletrônicos e aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando informar o número do Renavam. O desconto é aplicado automaticamente e incide apenas sobre o valor do IPVA.
A Sefaz-Ba e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) reforçam que, para que o veículo fique totalmente regularizado, é necessário quitar o licenciamento integrado, que inclui, além do IPVA, a taxa de licenciamento anual e eventuais multas de trânsito.
Outro ponto importante é que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) não é mais enviado ao endereço do proprietário. Após o pagamento do licenciamento, o documento deve ser gerado digitalmente no ba.gov.br, podendo ser impresso ou salvo no celular.
Pagamento facilitado
O Governo do Estado ampliou as opções de pagamento, permitindo a quitação à vista via Pix, em qualquer instituição bancária. Todo o processo do licenciamento integrado pode ser feito de forma 100% digital pelo ba.gov.br. Basta acessar a plataforma, entrar com usuário e senha, selecionar a opção “Pagar Licenciamento Cota Única”, informar o Renavam e gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já inclui código de barras e QR Code para pagamento via Pix.
Esta modalidade já está em vigor pelo terceiro ano consecutivo, numa parceria entre a Sefaz-Ba, o Detran-Ba e a Secretaria da Administração (Saeb). O acesso ao ba.gov.br também pode ser feito com os dados do gov.br, plataforma unificada do Governo Federal.
Desconto de 8% ou parcelamento
Quem não conseguir pagar até esta terça (10) ainda terá a alternativa de obter 8% de desconto, desde que quite o imposto em parcela única até a data de vencimento da primeira cota do parcelamento, conforme o calendário do IPVA 2026 disponível no site da Sefaz-Ba.
Também permanece a opção de parcelamento em até cinco vezes, sem desconto, de acordo com o número final da placa do veículo. Neste caso, a taxa de licenciamento e eventuais multas devem ser pagas até o prazo final da cota única ou da quinta parcela do IPVA.
A Sefaz-Ba lembra que o parcelamento só é permitido para valores iguais ou superiores a R$ 120 e que débitos de anos anteriores só podem ser parcelados se forem pagos juntamente com o imposto de 2026.
Foto: Feijão Almeida – GOVBA
setembro 14, 2026Ivete Sangalo celebra 20º show no Rock in Rio com... - Leia Mais...
março 3, 2026Lei da cadeirinha 2026: Guia técnico e normas de segurança... - Leia Mais...
janeiro 15, 2026Secretaria da Educação convoca 1.890 novos professores aprovados em processo... - Leia Mais...
junho 1, 2026Caso Buzzi: STJ marca depoimento de mulheres que acusam ministro... - Leia Mais...
dezembro 6, 2025prêmio de R$ 12 milhões será sorteado neste sábado - Leia Mais...
dezembro 26, 2025Niterói adota Lei Anti-Oruam e proíbe verba pública para shows... - Leia Mais...
novembro 11, 2025COP-30: Sema e IRDEB apresentam Mostra de Cinema com foco... - Leia Mais...
maio 22, 2026Mensalidades do ensino superior privado caem 4,3% em 2026 - Leia Mais...
dezembro 28, 2025Primeira noite de Festival Virada em Salvador não tem registro... - Leia Mais...
outubro 25, 2025Secretaria Municipal de Saúde realiza Dia D da Campanha de... - Leia Mais...
novembro 16, 2025Pagamento de outubro do Bolsa Presença será liberado neste sábado... - Leia Mais...
maio 8, 2026Dosimetria: Alcolumbre promulga lei que beneficia condenados pelo 8/1 - Leia Mais...













